Desktop, GNU/Linux, Linux, Market Analysis, Microsoft, Opensource, Portabilidade, SO, Ubuntu, Windows

Photoshop CS2 no Linux: Google patrocinando Wine

Wine

Photoshop CS2 rodando no Linux?

Sim, graças ao Google que desde 2006 vem patrocianando e trabalhando junto com a equipe do CodeWeavers para portar aplicações do Windows para o Linux, como o Picasa, melhorando a compatibilidade do Wine. Assim, os bugs do Wine vão sendo corrigidos e mais e mais aplicações que rodam no Windows passam a rodar no Linux.

Cada vez mais, estamos vendo o Linux como sendo uma alternativa viável de Desktop. Já pelo outro lado, estamos vendo a MS cada vez mais desesperada.

Muitas empresas já perceberam que é interessante mudar seu modelo de negócio, como Adobe, Oracle, IBM, Yahoo, entre outras dezenas, e investir mais no código-aberto, seja direta ou indiretamente. Exemplos não faltam.

Porém, insistentemente, vemos o modelo de negócio da Microsoft, antigo e ultrapassado, não enxergar muito bem essa mudança. Ou será que ela só está vendo isso agora, com sua recente oferta? Queria ou não, a Internet é o futuro. Não, o Desktop não irá acabar, mas irá se mesclar com o mundo on-line de um modo que a Microsoft não está conseguindo acompanhar, e que outras empresas estão (vide: Adobe Air e Google Gears). Da para notar mais exemplos vendo o fracasso do Windows “fominha” Vista.

Um ótimo exemplo de uma empresa que tem sido uma águia em achar bons negócio é o Google. O Google vê no Linux uma relação mutualista, onde ambos tem a ganhar, e já investiu muito tempo e dinheiro, inclusive no kernel, no MySQL, Apache e outros, basta dar uma “googleada”.

Como terminará está história dependerá muito do sucesso da compra do Yahoo. Um fracasso nessa altura do campeonato pode significar um problema sem fim para a Microsoft.

Anúncios
Padrão

2 comentários sobre “Photoshop CS2 no Linux: Google patrocinando Wine

  1. leandro_miranda (mineiro) disse:

    É verdade companheiro, a Microsoft de uma maneira ou de outra vai ter que entrar na linha, opon source talvez, mais free de verdade acho que jamais… se abrir de fato os códigos fonte e disponibilizar para qualquer um ter acesso, ja tá de bom tamanho pra todo mundo, o que não dá é ela colocar disponível para um grupinho restrito, e todos nós sabemos que muitas das idéias brilhantes saem de um quarto escuro, ou um porão, e se o código for restrito a grupos isso não vai resolver muita coisa.

    Vejo também uma coisa que não ficou muito clara pra mim, o codigo fonte real vai ser mostrado mesmo? ou somente o que for viável mostrar? Porque o OpenOffice tem um corretor de textos meio fraco se comparado ao Office da MS, será que agora teremos uma forma de resolver usado uma lógica de programação parecida?

    Eu sinceramente duvido que ela vai colocar este código na web disponível pra qualquer um….

    :)

  2. Se isso fosse verdade estava bom. Leia o http://br-linux.org .

    Na verdade ela divulgou esta notícia e voltou atrás.
    O que ela vai fazer é liberar documentos especificando como funciona alguns padrões dela e como fazer o seu software funcionar “melhor” ou ser mais compatível com o dela. Mas, eles irão divulgar melhor o que for mais de interesse para eles e divulgar menos o que eles tem pouco interesse em divulgar. Seria parecido como ela divulgar funções da API, detalhes de implementação e informações adicionais. No fundo, nada de mais, mas melhor do que nada.

    O truque dela nessa jogada é falar para a comissão Européia que está mais interoperável e menos monopolista e fazer propaganda disso para o maior número de pessoas e empresas possível. Mas é tudo discurso, pois na verdade ela está fazendo intraoperabilidade e não sendo inteoperável. Leia mais no blog do ASF ( http://antoniofonseca.wordpress.com/ ).

    []s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s