Gnome, GNU/Linux, Linux, Ubuntu

Quatro características que irão “vender” o Feisty Fawn

Melissa Draper, Ubuntu member, escreve em seu blog Geekosophical, quatro características que irão ser responsáveis por vender o Feisty Fawn e deixarão os outros sistemas a desejar (já podemos ver isso nas traduções e relatos de bugs).

Achei que traduzia um pouco da experiência que estou tendo em 2 meses de beta testing. Cheguei até a fazer um rascunho sobre as novidades do Feisty, mas achei que este foi direto e ao mesmo tempo completo. Bom, vamos às quatro características:

Obtenção automática de codecs: essa aqui fala por si própria. Ao tocar uma mp3 a primeira coisa que aparece é que você não tem suporte ao formato e um texto explicando vem a você. Após entender porque o formato não é incluído e você aceitar a instalação, é pedido a senha. Basta fornecer a senha e mandar avançar. Isso vale também para outros formatos multimídia.

Detectando falta de codecs:
gnome-codec-install

Mostrando pacotes a serem baixados:
adicionar_codecs

Assistente de migração: agora, migrar ficou mais fácil e mais seguro. Acreditem, o Ubuntu reconhece perfis de usuários com seus dados de outros Linux e até do Windows! Com alguns cliques, você seleciona o que importar e de qual usuário você quer manter a conta. Tudo isso para minimizar aquele tanto de coisas que se perdem quando você troca de sistema.

Gerenciador de rede: este fantástico gerenciador de rede agora vem por padrão e sem conflitos. Basta plugar um cabo de rede do seu roteador para o computador e ele já tem ip e tudo configurado. Nas conexões entre pcs também não é preciso configurar o ip, ele faz isso sozinho. Usar o wifi? O gerenciador te mostra as redes wifi conectáveis que estão por perto, ai é só fornecer a senha. Usando o chaveiro do GNOME, toda vez que você estiver perto desse mesma rede wifi ele irá conectar automaticamente quando você fornecer a senha do chaveiro (o chaveiro é uma senha única que destrava todas as outras, você só precisa guardar ela).

Veja ele funcionando: Applet do Gerenciador de Redes

Chaveiro do GNOME:
chaveiro_nm-applet

 

Efeitos de Desktop: quem disse que XGL é complicado? Agora, é muito simples! Basta ter uma placa que suporta (uma GeForce 2 é suficiente), acionar o programa “Efeitos para Desktop” em Sistema > Administração e pronto. Não precisa de mais nada o você tem o XGL na sua máquina.

Depois de muito usar o Feisty Fawn posso dizer que ele está fantástico. Acho que todos estes testes feitos no Edgy Eft.

Veja outros posts similares:
Breve relato sobre o Feisty, do Hamacker. Fala sobre várias funcionalidades do Feisty, com screenshots.
11 coisas que você não viu no Feisty (em inglês). Nem todas são novidades, mas vale a pena ler.
Tour pelo Feisty – Wiki do Ubuntu (em inglês)

Anúncios
Padrão

14 comentários sobre “Quatro características que irão “vender” o Feisty Fawn

  1. ozp disse:

    Olha, eu nao sei se é bem assim nao…

    uma coisa otima: ao entrar no youtube dá para instalar flash apenas pelo firefox

    mas ao entrar em sites com video o toten nao toca nada nem pede pra instalar nada
    ao abrir o video no toten (uma opcao para abrir externamente) ele até pede a instalacao de codec (gstreamer) mas dá pau depois
    esse recurso ficou devendo muito

    assistente de migracao: eu instalei x32 onde tinha um ubuntu 6.06 x64 (q lixo!) e ele nao migrou absolutamente nada. Nao tinha opcao de migrar dados

    rede: se o update do 6.10 para o 7.04 funcionar vou ver se o wi fi ficou mais facil
    espero q sim!

  2. nomadsoul disse:

    fantastico. mal posso esperar.
    minha unica reclamação em relação às novas versões do ubuntu é que o bootsplash ficou horroroso.
    não por acaso não larguei meu dapper até hoje

  3. Sempre quis usar o Ubuntu, dizem que realmente é muito melhor que o Windows, mas nunca consegui o CD de instalação. Pelo o que me parece ele deve ter ótimos recursos, ganhou o Prêmio Info 2006 como melhor sistema operacional de servidor. Gostei do blog, vou assinar o feed. :-)

    Último post: Quanto vale a Web 2.0 ?

  4. omG!

    CaralhoooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooooooo!!

    Eu só não te mato pq n posso!Já tou muito ansioso com o Feisty e tu ainda coloca um post desses!!

    Caralho!Parece uma eternidade a espera pelo Feisty!

  5. ozp,

    “mas ao entrar em sites com video o toten nao toca nada nem pede pra instalar nada
    ao abrir o video no toten (uma opcao para abrir externamente) ele até pede a instalacao de codec (gstreamer) mas dá pau depois
    esse recurso ficou devendo muito”

    Aqui funcionou bem. Qualquer coisa que abri pelo totem ele já pediu pra instalar. É preciso, porém clicar em cada um dos grupos de plugin e aceitar o aviso que fala sobre uma possível restrição em algum país.

    “rede: se o update do 6.10 para o 7.04 funcionar vou ver se o wi fi ficou mais facil
    espero q sim!”

    Uso o NetworkManager no Edgy também, e está bem melhor no Feisty.

    “assistente de migracao: eu instalei x32 onde tinha um ubuntu 6.06 x64 (q lixo!) e ele nao migrou absolutamente nada. Nao tinha opcao de migrar dados”

    Bom, se você instalou na mesma partição não sei se ele tem suporte a isso. Pode ter apagado seus dados quando vc fez isso. Não testei isso ainda, dizem que está muito bom, mas como todo software deve ter bugs, mas não se preocupe, serão corrigidos. Se possivel dê um bug report no launchpad.net.

    nomadsoul,

    “minha unica reclamação em relação às novas versões do ubuntu é que o bootsplash ficou horroroso.”

    Também achei pouco criativos. O visual do Feisty está bem melhor pra mim, e parece que acertaram na transparência. A definição não fica mais cheia de “pontinhos”. A qualidade ta parecendo bem melhor, com maior definição.

    natanhc,

    “Sempre quis usar o Ubuntu, dizem que realmente é muito melhor que o Windows, mas nunca consegui o CD de instalação. Pelo o que me parece ele deve ter ótimos recursos, ganhou o Prêmio Info 2006 como melhor sistema operacional de servidor. Gostei do blog, vou assinar o feed. :-)”

    Obrigado.

    Bom, você pode olhar nessa página http://wiki.ubuntubrasil.org/ObtendoUbuntu. Existem várias formas de se obter o Ubuntu: pedindo CDs a Canonical, pedindo o CD para quem mora perto de você ou então baixando a imagem e gravando 1 CD (se você não tiver banda boa peça para alguém baixar para você).

    []s

    Lucas Arruda

  6. Bom, baixei e testei o Ubuntu 7.04 Beta e fiquei extremamente espantado com a estabilidade! Não instalei o sistema operacional em uma partição, rodei por horas e mais horas em LiveCD e não deu problema nenhum e mesmo assim estava muito rápido, imagino quando instalado em uma partição própria.

    Sobre o XGL, funcionou parcialmente aqui. Os efeitos padrões do Ubuntu funcionaram bem, mas o interior das janelas ficava fixa, sem “atualizar”.

    Depois instalei o gerenciador do Compiz me tudo correi até bem. Testando ainda, instalei o gerenciador do Beryl e fiquei espantado com o desempenho, ficou muito rápido!

    Tudo funcionou bem rodando em LiveCD, com alguns ou outros problemas que espero serem solucionados com a instalação em partição e o menor uso da capacidade do hardware (principalmente ram).

    Gostei muito também do sistema de instalação de codecs. Funcionou maravilhosamente bem! Só uma coisa que achei estranho… Quando abriu a aplicação “Adicionar/Remover…” estava selecionado o filtro para exibir somente “aplicações suportadas”, logo, os codecs não apareceram. Tive que selecionar o filtro para “exibir todos os programas”. Não sei se é um bug, mas assim que você executa uma mp3 e ele você aceita instalar os codecs, o “Adicionar/Remover…” deveria ser aberto já mostrando os pacotes a serem baixadas.

    A montagem automática dos discos e partições me surpreendeu, era minha reclamação das versões anteriores.

    No mais acho que é isso mesmo, estou ansioso para que saia logo a versão final.

  7. Pingback: Top Posts « WordPress.com

  8. Pingback: me da uma dica » Blog Archive » Extra! Extra! Ubuntu 7.04 The Feisty Fawn

  9. Pingback: Ubuntu, o que vem por aí « Computadores e Tecnologias

  10. Felispao disse:

    Instalei o Feisty Fawn , na primeira vez que iniciei ele reconheceu tudo perfeit, instalei o ntfs-3g e reinicia tudo perfeito, j ana terceira vez ele não reconhece um hd inteira vou em dev e hdc1 e hdc2 não existem , quando listo as partições ele fala que existe hdc de 80gb e naõ a monta!Alguem poderia me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s