Google, Internet, Pensamentos, Tecnologia, Web 2.0, Web 3.0

Google box: Google mais perto da web semântica?

Semana passada (dia 20) a Google lançou o Google Box. É uma idéia fantástica. Temos uma empresa que oferece vários serviços, como mapas, endereços, telefones (de locais comerciais), ações, etc. Porque não integrar tudo isso na sua busca?

Foi isso que a Google fez. Integrou isso dentro de um box. Digitando um termo como Apple você pode ver as ações da própria clicando no botão [+]. É um passo, um grande passo para a Web Semântica, pois torna cada vez mais real a situação em que um sujeito pergunta “Aonde mora ‘Fulano da Silva?'” e o endereço mais o mapa da casa dele irá aparecer. Isso é entender o que o usuário quer, isso é web semântica.

É claro que Google, e principalmenete os outros com Yahoo e o Live *, terão muito trabalho a ser feito. Mas as coisas estão começando a surgir e já é possível ver o resultado disso com o Google box. E quem sabe, dentro de alguns anos, talvez menos do que a gente pensa, a Web 2.0 se tranformará para 3.0.

* Calma, é a busca da Microsoft, que era MSN search e agora é Live Search (que bagunça!).

Anúncios
Padrão

3 comentários sobre “Google box: Google mais perto da web semântica?

  1. Pingback: Coisitas do dia... « Mateus Navarro

  2. Christian,
    realmente não sei se o Google trabalha com esses tipos de buscas em árvore.
    Já vi sites também que fazem isso por tópicos e assim vão mostrando os conteúdos relevantes, e tudo é ligado como num tesauro.

    Como bem sei que o Google não é bobo, ele deve ter algo na manga para este tipo de pesquisa mais semântica.

    Todo o problema até agora que vejo é limitações de uso. Talvez 1% ou menos estaria interessada em saber conectividade entre as palavras. Algumas coisas sei que o Google tem. Ele reconhece que a palavra é um verbete e põe à direita um link para a tradução deles, e além disso ele identifica palavras parecidas e com verbos tensionados. Consegue também ver entidades, trazendo links para mapas, preços, fotos e além disso ainda reconhece tópicos, permitindo que você refine a busca por conteúdos parecidos com um dos resultados.

    É, o Google pode ainda não oferecer esse tipo de serviço, mas pode ter certeza que ele oferece o que as pessoas precisam e um pouquinho a mais, e está sempre inovando. É claro, porém, que o Google não é perfeito e ainda tem espaço pra muita pesquisa e muita melhora.

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s