Linux, Ubuntu

Como usar LaTeX no Ubuntu

Muitas pessoas durante a etapa acadêmica ou até mesmo em uma tese de mestrado, artigo científico ou qualquer tipo de paper, precisam usar o LaTeX. O Linux, é claro, oferece várias ferramentas para você poder fazer textos com o LaTeX.

Para explicar aos que não estão por dentro deste mundo, basicamente existem os Processadores de texto e as Linguagens de marcação (HTML é uma delas, mas vamos focar no LaTeX).

Os Processadores de texto, que são WYSISWG, ou seja você edita o texto vendo como fica o formato final, porém não tem 100% de controle sobre o formato, pois tudo depende um pouco do humor do editor ou da ordem que você executa as ações que irão definir o formato do texto.

Já as Linguagens de marcação como o LaTeX, são feitas para que você foque na organização o conteúdo em capítulo, seções, resumo, bibliografica, etc, através de tags e o próprio programa, através de templates, organiza o conteúdo de forma limpa e clara. O texto fica bem organizado e tem até estudo estatístico para deixar seu texto mais legível, como por exemplo tamanho margem, cabeçalho, fonte, etc. O template mais usado no Brasil é o abntex, que é baseado nas normas da ABNT, mas não é preciso ter ele para usarmos o LaTeX, que já tem vários destes templates embutidos.

Existem vários editores para LaTeX no Linux, como o Kile, TexMaker e o LyX. Basicamente, primeiro é preciso ter o LaTeX e depois é só usarmos o editor preditelo.
Então, vamos instalá-lo.

1) Instalando os pacotes abntex + latex

Digite simplesmente:

sudo apt-get install abntex

2) Instalando o editor (GUI) para o LaTeX

– Para instalar o Kile:

sudo apt-get install kile-i18n

– Ou, se optar pelo TexMaker:

sudo apt-get install texmaker

– Ou ainda, pelo LyX, que é como um editor WYSIWYG, só que contém as tags LaTeX por trás:

sudo apt-get install lyx

Recomendo o uso do Kile, pois o LyX acabou surtindo o efeito de um Processador de texto e o TexMaker, apesar de bonito e limpo, parece não aceitar codificação iso-8859-1 (só aceita unicode), que apesar de pior que o UTF-8, mantém a compatibilidade entre sistemas e te garante que você não irá levar um susto quando seu arquivo .tex não compilar.

Screenshots dos programas:

Kile:
kile

TexMaker:
texmaker

LyX:
lyx

Dica: Para quem está tendo dúvida no LaTeX, sugiro o livro The Not So Short Introduction to LaTeX. Para quem sabe inglês, a versão é mais nova, se não, baixe a versão – antiga, de 2002 – em Português do Brasil (ou de Portugal, que é de 2006).

Dica de site: Para quem quer um site que contém vários exemplos de código, pode tentar o Wiki Tex-BR.

Anúncios
Padrão

39 comentários sobre “Como usar LaTeX no Ubuntu

  1. Fernando M. Mendonça disse:

    Oi, primeiramente dou os parabéns pelo artigo simples e deveras objetivo. Sou usuário Kubuntu/Linux e tenho o Kile instalado, bem como o template abntex instalado conforme indicado acima, contudo não consigo usá-lo, o que faz surgir alguns problemas quanto a forma dos textos (devido a rigidez medodológica de certas instituições acadêmicas/científicas), que o uso desse template resolveria (pelo menos em tese). Assim, gostaria que alguém pudesse me indicar o modo de usá-lo disponibilizando, por exemplo, um preâmbulo de documento .tex que utilize o abntex.
    Fernando M. Mendonça (mendoncaphilosophos@yahoo.com.br)

  2. Obrigado Fernando.

    Bom, acho que vou ate elaborar depois um .tex e por aqui pra quem tem mais dificuldade. No google é bem capaz de vc achar vários modelos prontos para abnt, mas nada melhor que os próprios .tex e .bib da documentação do abntex.

    Você encontra tudo isso na pasta /usr/share/doc/abntex/doc/ (os tex e bib). Sugestão, veja o documento /usr/share/doc/abntex/doc/latex/abntex/abnt-classe-doc.tex.gz .

    O documento é basicamente estruturado dessa forma: (para vc nao ficar perdido nas tags do documento modelo que eu te passei)

    \documentclass{abnt}
    \usepackage[utf8]{inputenc}

    \usepackage[brazil]{babel}
    \usepackage[alf]{abntcite}

    % ai vem autor, titulo, etc etc
    ….

    % abstract, resumo
    ….

    % depois comeca o documento
    \begin{document}
    \capa
    \folhaderosto
    \sumario

    \chapter{Introducao}

    Texto texto texo

    \end{document}

  3. Fernando M. Mendonça disse:

    Caro Lucas,

    Obrigado pelo modelo e dicas que você me deu. Fiz um teste preliminar e tudo deu certo a partir do modelo que você descreveu. Quero reservar um pouco de tempo para depois estudar os modelos da própria documentação do ABNTEX.
    Ademais, agradeço sua prestatividade e rapidez em responder minha dúvida relativamente ingênua.
    Fernando

  4. Fernando,

    começar no latex é difícil mesmo, mas depois que você entende as tags básicas, se vira com qualquer modelo. Acho que agora você já pode tentar ler o modelo da abntex. Simplesmente ignone as tags que você não conhece. Elas são macros ou então são formatação de alguma coisa, você não vai precisar delas agora.

    Tem um guia excelente que vai explicando essas tags pra vc, te mostra como começar e depois como complicar.

    Baixe a versao em Portugues-BR:
    http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/

    []s
    Lucas Arruda

  5. Olá,
    o título do seu post não tem nada a ver com o conteúdo dele.
    Você não mostrou NADA referente a “como usar o LaTeX no Ubuntu”.
    O título correto, na minha opinião, deveria ser:
    “Como instalar o LaTeX no Ubuntu”.

    Um abraço,
    Renato

  6. Olá Renato,
    você tem um ponto. Porém, o post não ensina somente a instalar o tetex, o LaTeX no Linux, mas todo um ambiente de edição do LaTeX com as normas abnt. Então não é somente como instalar o LaTeX, mas como instalar o ambiente todo.

    Na verdade, acho que o título poderia ser algo como: “Como instalar o LaTeX com um ambiente de edição e com abntex no Ubuntu”, mas assim ia ficar muito grande. Deixei subentendido LaTeX no Linux como o ambiente LaTeX inteiro, com as ferramentas mais comuns.

    []s

  7. Silverio disse:

    Fala Lucasarruda, kra nao estou conseguindo instalar o texmaker, jah atualizei o ubuntu e nada, na hora que vou colocar sudo apt-get install, o texmaker não tem. vc podeia dah essa ajuda, valeu.

  8. jado disse:

    Sorry, deixei o comentario sem terminar.
    Eu te queria dizer que agora que comencei a usa-lo no linux empecei com texlive, pq no web site falavam que o tetex nao seria mais soportado.
    Abracos

  9. Verdade. Desde maio de 2006 o autor do teTex, Thomas Esser largou o projeto para continuarem e agora está sendo continuado com o TeXLive.

    Em todo caso, o TeXLive ainda não foi adotado pela maioria dos programas, nem mesmo no Ubuntu, que ainda usa o teTex como padrão, e o TeXLive está na versão 2005.

    A melhor escolha costuma ser esperar, mas já ir acompanhando o TeXLive e se preparando para uma possível mudança, mas que provavelmente afetará mais os desenvolvedores do que os usuários.

    []s

  10. canofre disse:

    Seguinte, tentei instalar o latex de varias formas

    mas sempre da esse erro:
    Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
    kile: Depende: konsole mas não está instalável
    Depende: tetex-bin mas não está instalável

    saberia me dizer se tenho que usar algum repositório especial?

  11. juan disse:

    Parabens pelo artigo e pelo apoio ao mundo LaTeX. Eu gostaria de mencionar uma excelente referencia brasileira para interessados em iniciar o LaTeX. Baixem e use:

    lief.if.ufrgs.br/pub/latex/breve.pdf

  12. Marco disse:

    Parabéns pelo artigo!
    Sugiro também caso seja conhecido, acrescentar também a instalação de dicionários.
    confesso que sou novato em TeX e tem sido uma dificuldade acrescida.

  13. Canofre,

    alguma coisa está causando conflito. Você pode tentar escolher outro repositório ou deixar o Ubuntu configurar, e mude para o repositório oficial temporariamente, habilitando o universe e multiverse.

    Juan,

    obrigado pelo link. Existem diversas apostilas muito boas que cobrem este assunto e cito uma no post. Valeu.

    Marco,

    obrigado pela sugestão. Se puder adiciono algo do tipo no post. Abraço.

  14. Olá Maria,

    bom, era para funcionar. Será que você fez todos os procedimentos corretos? De uma olhada no Synaptic para ver se não tem nenhum pacote quebrado. De qualquer modo, tente reinstalar o abntex e o kile, eles ainda devem estar nos temporários e você não precisará baixá-los novamente. Por questões de acentuação, tente baixar o exemplo ao invés de copiar-colar.

    []s

  15. José Cassiano disse:

    Instalei recentemente o UBUNTU 8.04, mas não consigo fazer nenhuma fómula matemática. Quando aplico(inserir-objet-fómula) esta está desativado(cinzento). Estou precisando urgentemente para apresentar um trabalho acadêmico. Se puderem me ajudar eu, antecipadamente, agradeço. Obrigado.

  16. Renato disse:

    Obrigado pelo post. Consegui instalar o kile ptbr
    Será q aqui posso tirar uma dúvida ou tem um forum mais especifico?
    Meu segundo dia de linux !!! Desculpe ser noob.
    A dúvida é que o dvi é gerado na pasta mas nao aberto automaticamente como era no windows outro ponto que gostaria de ver se e possivel é o inverse search para voltar o dvi na linha certa.

    Alguém pode me ajudar?

    Muito obrigado

  17. Olá Renato. De nada.
    Seria bom você procurar um fórum sobre LaTeX no Linux. Mas tudo bem, vou tentar responder sua dúvida.
    Se você quer apenas que o visualizador de PDF do Gnome abra o arquivo na última posição que você estava, ele já fazia isso. Mas abrir ao compilar você poderia fazer pela linha de comando ou então programar um comando no Kile que chame o evince logo após compilar. Lembre-se que essa compilação pode levar um tempo. Dê uma perguntada em listas e fóruns que acho que lá podem te explicar melhor.
    Grande abraço.

  18. Renato disse:

    Oi Lucas,

    Obrigado pela tentativa mas é no dvi que o inverse search funciona pelo menos no texniccenter do ruindows. Programar no kile me complica. Vou ver se tem algo pronto em foruns. Gnome? Evince? Tenho muito a aprender…

    Obrigado

    Renato

  19. Olá Renato.

    Sim, procure, sempre há uma alternativa. O Kile pode ser diferente do TexnicCenter, mas ele tem muitas vantagens, como por exemplo code completion e personalizações interessantes.

    Abraço

  20. Pingback: Aquiles Burlamaqui: Latex

  21. Herli Menezes disse:

    Oi, uma dúvida. Como instalo o ABNTeX, versão para o LyX? Baixei o arquivo distribuído pela SourceForge, usei o
    apt-get install abntex-lyx-0.9-beta2.noarch.rpm
    houve uma falha, com a mensagem de que havia uma dependênica não resolvida. No caso a dependência seria abntex.0.9-beta.noarch.rpm.
    Tentei instalar, usando o mesmo apt-get, mas não resultou em nada.
    Alguma sugestão?

    HJdM

  22. Gabriela disse:

    Olá,
    Eu estou tentando instalar abntex no meu ubuntu e estou com dificuldade. Utilizei o gerenciador de pacotes synaptic mas quando tento “latexar” um arquivo teste, recebo a mensagem:
    “! LaTeX Error: File `abnt.cls’ not found.”
    Contudo, encontrei esse mesmo arquivo na pasta /usr/local/texlive/2009/texmf-dist/tex/latex/abntex .
    Para comparar, procurei saber onde estava o arquivo article.cls, por exemplo. Tem duas cópias desse arquivo, um na pasta /usr/local/texlive/2009/texmf-dist/tex/latex/base; e outro na pasta /usr/share/texmf-texlive/tex/latex/base . Até tentei mover a pasta “antex” para /usr/share/texmf-texlive/tex/latex/, mas não funcionou. Vc sabe o que pode estar acontecendo? Eu agradeceria muito se vc pudesse me ajudar.
    abs
    Gabriela

  23. Tiago Botari disse:

    Olá constaria de saber como instalo o corretor em português, adicionar o dicionário de português do brasil, onde eu acho ele para baixar e como instalo? Obrigado.

  24. leandro disse:

    Olá pessoal.

    Alguém poderia me ajudar na solução de uns probleminhas, alguém novo em linux. Eu sou usuário do TeX no windows, com o miktex. Lá eu sei como instalar os pacotes necessários para meus trabalhos. No TeXworks ou kile eu não consigo. Exemplo:

    usepackage[latin1]{inputenc}
    \usepackage[tbtags]{amsmath}
    \usepackage{calc,graphicx,subfigure,curves}
    \usepackage{natbib}
    \usepackage[colorlinks=true]{hyperref}
    \usepackage{supertabular,subfigure}
    \usepackage{mhchem}

    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s