Google, Internet, Market Analysis

Fraude do Clique no Google

Recentemente, o Google tem enfrentado um problema que tem assustado um pouco seus investidores. Vou falar um pouco do problema e explicar como ele funciona e porque não se deve preocupar tanto com isso.

Sobre a fraude do clique no Google, vou explicar em miúdos como funciona:

Você cria um website falando sobre qualquer coisa. Cadastra no Google Ad-words e poe os Ads (anúncios do Google) no seu site. Então, a partir desses banners do Google, vc gera cliques falsos, fingindo ser um visitante seu clicando, para ganhar dinheiro.

Vou explicar maneiras que vc poderia tentar para burlar e porque elas nao funcionam:

1. Clicar varias vezes nos links:
Toda conexão com a internet possui um chave fixa chamada "ip". O ip é o que garante que vc é vc. Esse endereço te denunciará caso vc clique excessivamente nos banners. Isso é fácil de se dectar.

2. Usar proxy
Ai vc pensa. Vou usar um proxy. Mas será que isso adianta? O proxy que vc usa também tem um ip. Vários cliques por esse ip também te denunciarão.

3. Clicando todo dia ou pedindo cliques à amigos
Bom, dessa maneira você vai me falar que não tem como o Google detectar. Mas ai que eu digo: tem. Existem várias maneiras de se burlar um sistema, mas tudo que a gente faz a gente usa um padrão. É difícil imitar automaticamente vários padrões de comportamento, assim como é difícil esconder sua personalidade por muito tempo.
Do mesmo modo, assim que você comecar a clicar sempre nos links, rapidamente você (e quem mais tiver te ajudando) será descoberto.
Ele descobrirá que você sempre clica e ninguém mais.

Mas, por quê???

Porque quando fazemos as coisas nunca fazemos ela do mesmo modo. Ainda mais quando se estuda uma população grande. Ela tem comportamento aleatório, muito variável. Num mês você pode ter 100 visitas de uma pessoa e no outro 0. Não da pra saber só por estatística que essa pessoa te visitará sempre algo em torno de 100 visitas/mes, porque existem variáveis demais nas nossas vidas.

Um site com 3mil visitas únicas mes (100 por dia, em média), que é um número relativemente baixo, geraria uma combinação tão ampla de cliques nos banners durante o período de um mês, que precisariamos dos mesmos 3mil para reproduzir algo parecido. E isso é a base desse sistema eficiente, responsável por 99% do lucro do Google.

Desse mesmo modo, existem 'n' maneiras de se saber quando alguém esta burlando algo. É claro que sempre vão existir os mais espertos, que sempre conseguem tirar uma pontinha de vantagem, mas fora esses raros casos, vc será pego.

Então, assim que vc e seus amigos passarem a clicar sempre, o sistema irá desconfiar e irá cancelar sua conta. É só ler os termos para ver. E, apesar de mais de 50% do lucro dos anúncios irem para o site que os abriga (seu site), o Google tem um sistema seguro o suficiente para garantir que cliques falsos não sejam gerados.

Aqui está o link da matéria: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0204200617.htm

Anúncios
Padrão

6 comentários sobre “Fraude do Clique no Google

  1. Eu sou um pequeno anunciante do google.
    Estva procurando por tipos de fraude no link patrocinados e achei seu texto.
    Sempre fiquei com o pé atras com relação ao sistema do link patrocinados e por experiencia de… perto de 2 anos, anuncinado no google acredito que haja sim fraude no link patrocinado com relação a clicks de concorrentes, respaudado na diferença de resultados claramente observada na minha experiencia pessoal com o google.
    Fato é que não existe opção melhor de divulgação que olink patrocinado para pequenos empresarios na minha opnião.
    Mas gostei banstante do texto no que tange as explicações sobre o baners, algo que nunca experimentei por acreditar que a fraude seria bem mais facil e possivelmente maior já que além de prejudicar o concorrente, o click ainda gera lucro para o fraudador.
    O google precisa colocar em pratica uma fiscalização mais efetiva porque as fraudes certamente são de larga escala.
    Abraço!

  2. Alexandre, na verdade o artigo vem a ressaltar que tais políticas já vem sendo implantadas. Embora outras maneiras de se burlar estejam surgindo (o artigo data de 2006), o Google vem cada vez com novas soluções para isto. Recentemente houve uma grande limpa no PageRank onde vários sites tiveram seu rank diminuído.
    O importante é estar atento à fraudes e sempre seguir cartilhas de práticas de mecanismo de buscas com o Google.

  3. estou adicionando hj meu site para os clicks do google, a minha pegunta é seguindo os padroes corretos do google, que site ganhou mais dinheiro com esse negócio? e qto foi?
    até mais

  4. Você entrou para o adsense para ganhar dinheiro com cliques no seu site ou para o adwords para mostrar anúncios do seu site?
    Ganhar dinheiro com ads no seu site é difícil, mas se você gerar conteúdo é possível. Não saberia te dizer que site ganha mais com isso, mas é possível ter uma renda elevada caso você produza muito conteúdo de muito valor e tenha muitos acessos.

  5. Se fosse apenas esse tipo de fraude estava ótimo, se fosse apenas os sites que fizessem a fraude também. O Google tem um sistema especial para captar valores altos e baixos pagos pelos anúncios. Existe variações quando o site está com pequenos acessos e existe valores para sites que estão com grandes números de acessos, Ou seja, se o site estiver com muito pouco acesso o valor do RPM fica alto, se o site está com um grande volume o valor baixa e baixa muito.

    Fiz vários teste, acompanhei várias contas de vários sites que sou responsável e é notável esse tipo de fraude. Em sites de notícias, quando está com poucos acessos o valor do RPM fica lá em baixo, quando era lançada uma matéria importante o RPM caía muito, as vezes estava em 0,85 e dentro de 20 minutos caía para 0,15, 0,13. E o valor que já estava acumulado lá no painel também caía, ou seja, o valor que já era pra está garantido era retirado da conta. Sem falar nos inúmeros pagamentos incorretos, valores subtraídos da conta. Uma total falta de respeito com nós publishers que trabalhamos duro para trazer resultados aos anunciantes e no fim apenas as agências ficam com todo o lucro.

  6. Fábio disse:

    Uma pergunta OK
    Vc sabe algo sobre a VIP Cliques?
    Impossível ao meu ver q aquilo pode ser possível, mas mesmo assim arrisquei e pus cem R$ para entrar.
    Vc pode dizer algo sobre a empresa?
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s